Dúvidas sobre Educação Infantil na BNCC serão debatidas no Brincar 2018

04/05/2018



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os processos de aprendizagem que devem ser seguidos por alunos e professores a partir de 2019. As mudanças da BNCC na educação infantil brasileira serão debatidas por especialistas no Congresso Internacional Brincar 2018, entre os dias 25 e 27 de maio.

A proposta da Base Nacional Comum Curricular é unificar o ensino do Brasil para que todos os alunos tenham a mesma formação, mesmo estudando em área rural ou urbana. A meta da BNCC é garantir os direitos de aprendizagem comuns para todas as crianças brasileiras, mas, para isso, o trabalho dos professores que trabalham diretamente com os alunos em seus primeiros anos de vida escolar precisa ser direcionado. A Base determina parâmetros para que os currículos possam ser traçados, mas o conteúdo final da BNCC ainda gera dúvidas e a discursão ganha força no Congresso Internacional Brincar 2018.

Entre os palestrantes estão as professoras Maria Carmem Barbosa (RS), Patrícia Corsino (RJ) e Mônica Correia (MG) que estiveram presentes no processo de criação da Base Nacional. A professora Maria Carmem, por exemplo, entende que a escola precisa fazer parte da infância dos alunos.

"É preciso garantir que as crianças tenham direito a viver sua infância e não apenas contato com conteúdos curriculares”, explicou.

As três palestrantes ajudaram a escrever os novos cadernos de alfabetização, fizeram parte da construção da BNCC no MEC e idealizaram o documento que norteou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Educação infantil. Maria Carmem, Patrícia Corsino e Mônica Correia irão ministrar palestras e participar de uma mesa redonda com o professor espanhol José Antônio Torres Gonzáles, referência em inclusão e acessibilidade.  O sábado de Congresso será um dia exclusivo sobre Base Nacional Comum Curricular. As inscrições do Brincar 2018 já começaram.

Essa é a 3º edição do Congresso Internacional Brincar, o maior evento de educação infantil e anos iniciais do Espírito Santo. Será no final de maio, em Guarapari.


BRINCAR 2018: palestras e mesa redonda sobre BNCC.

Quando: 25, 26 e 27 de maio.
Onde: Guarapari, Espírito Santo.

Videos em destaque