Diretor da escola mais estudada no mundo estará em Guarapari em Congresso Gestores Escolar

10/09/2018



O Professor José Pacheco, Diretor da Escola da Ponte de Portugal - escola mais conhecida no mundo por sua forma diferente de ensinar,estará frente a frente com educadores no dia 29 de setembro em Guarapari (ES), discutindo como fazer uma escola diferente no Brasil.

José Pacheco (1951) é pedagogo, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.É um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoletode reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo. Defende uma escolasem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas. Um educador que busca romper os muros da escola e fazer uma educação muito além de nosso tempo.

No congresso Gestores abordará o tema "Reconfiguração de Práticas Escolares”, propondo tirar nossos educadores de sua zona de conforto. Participar dessa palestra é essencial neste momento para todos os educadores e gestores. A Escola da Ponte fez o que as outras devem e podem fazer, que é produzir sínteses e não se engajar em um único padrão. Acredita-se que a sociedade se encontra em um ponto de redundância teórica. Há muitas correntes e quem quer fazer diferente tem de ter mais interrogações do que certezas. José Pacheco considera que na educação tudo já está inventado. "Na Escola da Ponte, passamos a conviver com mestres que sabiam dar aula e estudantes que sabiam fazer cópias, foi necessário dar dois ou três passos para trás para que depois caminhássemos todos juntos. Precisamos aceitar o que os outros trazem e esperar que eles acreditem em nossas ideias”, diz.

 

Conheça de perto estes e outros ensinamento que o Prof. José Pacheco trará para os educadores deste congresso. Participe com ele e as demais autoridades da área de educação no Congresso Gestores 2018, o Congresso Internacional de Educação realizado no Espírito Santo.



 

 

 

 

 

 

GESTORES 2018: Congresso Internacional de Gestores & Diretores Escolares das Redes Pública & Privada

Quando: 28 e 29 de setembro.
Onde: Sesc de Guarapari, Guarapari, Espírito Santo, Brasil.


Links

Acesse toda a programação do evento

Faça sua inscrição

Educador português: modelo escolar do século 19 produz ignorância

G1 - Educador José Pacheco fala de modelo aplicado em escola de Portugal

G1 – Educadores devem aderir novas práticas para atender aos jovens, diz especialista



Vídeos

jQuery Carousel

Videos em destaque