Menos aula e mais comunicação: fundador da Escola do Futuro propõe métodos para uma educação transformadora

12/09/2018



O Professor e Doutor espanhol José Moran abrirá o circuito de palestras do Congresso Gestores Internacional, que acontece em Guarapari nos próximos dias 28 e 29 de setembro, sexta-feira e sábado. Com a temática "Metodologias Ativas para uma Educação Transformadora", o espanhol busca trazer à tona questionamentos que criem oportunidades de mudanças positivas no ensino e na gestão escolar.

Moran é doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo, professor de Novas Tecnologias na USP e um dos fundadores da Escola do Futuro. É professor de cursos online, pesquisador, conferencista e orientador de projetos educacionais inovadores com metodologias ativas e Ensino Híbrido nas modalidades presencial e a distância. É autor do livro "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" e coautor de "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica" (Papirus) e "Educação a Distância: Pontos e Contrapontos" (Summus). Mantém o blog Educação Humanista Inovadora (acesse clicando aqui).

"Nasci na Espanha, comecei minha vida profissional no Brasil. Fui professor convencional por mais de quinze anos em faculdades de comunicação, em um colégio e na Universidade de São Paulo, durante meu mestrado e doutorado. O número elevado de alunos, de turmas, de trabalhos e provas, aos poucos, foi desanimando-me. Alguns materiais e estratégias de ensino começaram a não surtir o mesmo efeito de antes. Intimamente não encontrava mais prazer em estar na sala de aula. Dava aula para poder pagar as contas do mês.

 

Em crise profunda, dei-me um tempo para reencontrar o prazer de lecionar ou, então, desistir. A primeira saída veio pelo diálogo, de conversar mais com as pessoas, com os alunos, comigo mesmo. Escutar mais foi o primeiro passo para reencontrar o caminho pedagógico: menos aula expositiva e mais comunicação e envolvimento com os interesses dos alunos.”

Entenda um pouco mais as metodologias e viva de perto a evolução da escola no Congresso Internacional Gestores em Guarapari (ES).

Confira os temas e a programação completa neste link, e faça já sua inscrição, pois as vagas são limitadas.

 

  

GESTORES 2018: Congresso Internacional de Gestores & Diretores Escolares das Redes Pública & Privada

Quando: 28 e 29 de setembro.
Onde: Sesc de Guarapari, Guarapari, Espírito Santo, Brasil.


Links

Acesse toda a programação do evento

Faça sua inscrição



UFRGS - Universidades precisam rever os seus modelos pedagógicos

Perfil no Escavador

Como descobri o ensino híbrido há mais de 25 anos


Vídeos

jQuery Carousel

Videos em destaque