Avaliação do SAEB: O que fazer em 2020?

27/01/2020



No início deste ano, visitando um município que prestamos assessoria há mais de 3 (três) anos, a fim de alinharmos nossas estratégias pedagógicas, cursos, eventos e principalmente a formação de seus professores, fui surpreendido com o seguinte questionamento: 
"Já que neste ano de 2020 não teremos avaliação do SAEB, poderíamos dar um descanso para nossos professores e alunos, pois ano passado eles trabalharam muito para obter um bom resultado, agora podemos relaxar um pouco”, disse a Coordenadora do Fundamental II (6º ao 9º ano).
 
Confesso que fiquei em estado de choque! Paralisado por uns 4 (quatro) minutos. Dentro de mim um silêncio profundo, enquanto outros coordenadores e diretores das principais escolas municipais também tentavam justificar o quanto todos estavam exaustos com o trabalho que haviam desenvolvido em 2019.   
 
Meu susto maior, foi que tal iniciativa partiu de uma excelente profissional, escolhida a dedo na rede de ensino pelo prefeito e pela secretária municipal de educação, para fazer parte da equipe que tem a missão de elevar os índices daquele município naquela gestão, e exatamente num momento que os resultados estão começando a aparecer!
 
Então, meio atônito  e ainda perplexo com tais falas e colocações equivocadas pedi a palavra e fiz a seguinte reflexão com todos presentes naquela reunião:
 
Temos um atleta na cidade que esta começando a obter bons resultados nas competições de corrida em que ele participa no estado, lembram dele?

Todos vocês sabem que ele tem um trabalho fixo de 8 horas diárias (8h às 18h), de segunda a sexta, numa empresa privada, mas mesmo assim ele treina todos os dias 2 (duas) horas antes de começar suas atividades no trabalho.
 
Recentemente ele participou de um importante programa na TV local, e muito emocionado pediu ajuda e patrocínio, pois para ele se tornar um campeão, precisava comprar equipamentos esportivos e acessórios de melhor qualidade, contratar um bom preparador físico, nutricionista, médico fisiologista, uma excelente academia, além de recursos financeiros para ir treinar em outras cidades que possuem um nível de dificuldade maior, pois sem isso, ele não vai conseguir no prazo de 02 (dois) anos, chegar aos bons resultados nas competições nacionais e internacionais, não vai poder participar da tão sonhada olimpíada e vai deixar de ser a grande aposta da região/estado.    
 
Todos nós ficamos muito sensibilizados com seu pedido não foi?  Todo um movimento foi organizado na cidade para que ele possa se tornar esse grande campeão e representar nossa cidade.
 
Para conquistarmos excelentes resultados no SAEB em 2021 precisamos começar esse trabalho pesado com nossos alunos (atletas) agora!  Não podemos esperar para retomar esse trabalho somente no ano da prova (no ano da competição).   Na verdade, o que estamos fazendo neste momento é preparando (formando) os atletas (alunos) e os técnicos (professores) para o Olimpíada (SAEB 2021).
  
Nosso estudante é como um atleta, precisa treinar os descritores e distratores todos os dias, fazer questões com maior nível de dificuldade, precisam de acompanhamento profissional especializado, além de serem desafiados o tempo todo com questões que possuam um nível de dificuldade cada vez maior.
 
Então, precisamos preparar bons professores para estarem ao lado destes diversos atletas que temos em sala de aula, esses professores vão fazer o mesmo papel de um excelente treinador campeão, fazê-los conquistar o pódio.
 
Nosso aluno também precisa se preparar fisicamente, comer, beber e dormir bem, conhecer seus limites físicos.  Precisam se preparar psicologicamente (inteligência emocional) para os desafios, pegadinhas, tribulações e as longas e difíceis provas que estão por vir!
 
Vejam alguns dos principais depoimentos de nossos alunos após as provas do SAEB em 2019, realizadas em nossa cidade:
·         "Nossa professor, os simulados que fazíamos na escola estavam mais difíceis que essa prova!”
·         "A prova foi muito tranquila!  E vocês ficavam fazendo tanto terrorismo com a gente!”
·         "Professora, em várias vezes durante a prova lembrei da senhora resolvendo as questões no quadro”
·         "Professor, bem que o senhor falou que tal questão ia cair, até as pegadinhas eu lembrei de várias durante a prova, exatamente como o senhor falou!  Muito obrigado!”
·         "Pensei que a prova seria mais cansativa, mais difícil”
·         Lembrei de responder corretamente o questionário, tudo caiu igualzinho vocês falaram!”

Sabe o que significa isso?  Que nossos alunos e professores foram bem capacitados!  Mas nenhum bom profissional pode parar de se atualizar, precisamos buscar constantemente a excelência, a maestria no que fazemos!
 
Então, como assim vamos dar uma folga para os alunos e professores?
Como vamos alcançar esse tão sonhado resultado se pararmos agora?
Temos a oportunidade de tornar nossa cidade a melhor educação deste estado! 
Como teremos o tão sonhado reconhecimento de nossa comunidade?
Alcançando um melhor índice teremos até o devido reconhecimento financeiro que tanto esperamos!
 
Vicente Falcão é mestre e doutorando em Educação, professor, consultor e Presidente do Instituto Conhecer. 
 
Em conjunto com o Instituto Conhecer, monitora, assessora, desenvolve simulados (semanais, quinzenais ou mensais), avalia, disponibiliza material didático específico para mais de 100 (cem) cidades no Brasil.

Facebook: Palestrante Vicente Falcão
Instagram: @vicente.falcao
Skype:  vicente.maxima

(ES) 27 3183-6500 / 99901-0151
 
Onde tem essa marca tem um grande evento
 
www.institutoconhecer.org.br
www.palestrantevicentefalcao.com.br
www.palestrantecampeao.com.br

Videos em destaque