Claudio Sanches (SP)

Informações

Doutorando em Educação - Mestre em Educação PUC/SP - Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento - (300 horas) Pedagogo e Professor. Coordenador da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Consultor e Assessor Educacional de Redes Públicas e Privadas. Pesquisador da área de Gestão Educacional e Educação da Infância. Formador de Educadores na Rede Pública e Privada. Professor de Educação Infantil, Ensino Básico, Ensino Médio e Ensino Superior – Coordenador Pedagógico - Diretor Administrativo e Pedagógico de Instituição Publica e Particulares – Diretor Acadêmico de Faculdade Particular. Palestrante de Congressos Nacionais e Internacionais, Seminários, Semanas Pedagógicas e Encontros de Educadores. Pesquisador Educacional (Redes Educacionais, Gestão e Educação da Infância). Planejamento, desenvolvimento e coordenação de Congressos, Seminários, Encontros de Educadores, Semanas Pedagógicas e Programas de Formação Continuada. Autor do Livro “Desconstruir Construindo um caminho para uma nova escola” e artigos em Revistas Educacionais.

Tema da palestra:

Liderança e Trabalho em Equipe: Pressupostos Fundamentais para a Materialização da BNCC na Escola

Sinopse do tema:

Falando em escola em tempos de BNCC, o princípio do sucesso para a materialização da Base na escola está na liderança do trabalho em equipe, portanto na pessoa do Gestor escolar, que é a liderança instituída. Pessoa com conhecimento de trabalho em grupo, com habilidade, comunicador, realista, claro, audacioso e possível.

Para exercer uma boa liderança é preciso:
• Ter CONHECIMENTO referente ao trabalho a ser desenvolvido.
• APRENDER a olhar o futuro.
• Construir permanentemente COMPETÊNCIAS.
• Estar FOCADO em resultados.
• Capacidade para INTERAGIR.
• Estar sempre pronto para MUDANÇAS.
• Ter C A R Á T E R.

A liderança deve se perguntar sempre: onde eu quero ir e o que preciso para chegar. “Quem sabe onde quer chegar, escolhe certo o caminho e o jeito de caminhar” Tiago de Melo.

A liderança é um poder aparente e transparente, com capacidade de influenciar e sensibilizar os grupos para mudanças, chamando os para serem autores e atores da mudança.


Videos em destaque