Fernanda Villela (ES)

Informações

Carreira desenvolvida na área de Educação, com experiência em regência de aulas; monitoria e docência de disciplinas; assessoria pedagógica a professores, pedagogos e gestores; gestão pedagógica das equipes técnicas pedagógicas e supervisão escolar da SRECAC; análise de processos sobre temas ou situações específicas da área educacional; gestão escolar; desenvolvimento e implementação de projetos educacionais e pedagógicos, contribuindo para a conquista de melhorias na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Tema da palestra:

Dialogando com os Gestores - ENSINO ESTADUAL
'Escola de Tempo Integral: Mitos e Verdades'


Sinopse do tema:

Alargar a função da escola, da docência e dos currículos para dar conta de um projeto de educação integral em tempo integral que articule o direito ao conhecimento, às ciências e tecnologias com o direito às culturais, aos valores, ao universo simbólico, ao corpo e suas linguagens, expressões, ritmos, vivências, emoções, memórias e identidades diversas. (ARROYO, 2012)

O debate sobre Educação Integral e a oferta de Educação em Tempo Integral, pautado nas políticas públicas de Educação Básica e, em especial, com a aprovação do Plano Nacional de Educação 2014-2024 – PNE têm como objetivo repensar a prática pedagógica, a organização curricular e redimensionar o tempo e os espaços escolares de modo a formar uma política educacional voltada à ampliação de oportunidades de aprendizagens.

Na sociedade da informação e do conhecimento, em face às demandas da juventude contemporânea, faz-se necessário repensar a educação para cumprir um novo papel, que requer uma desconstrução do saber enciclopédico, fragmentado e estanque que o passado recente estabeleceu. Para isso, são imprescindíveis mudanças profundas em termos de currículo, método e gestão, para que a educação cumpra sua função social. O Programa Escola Viva – Educação Integral e a oferta de Educação em Tempo Integral- se estrutura a partir da análise cuidadosa do cenário contemporâneo com um novo paradigma de educação pública brasileira, no tocante à criação de uma nova escola pública visando os avanços em termos de acesso, permanência e qualidade.


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